sexta-feira, outubro 19, 2007

República dos Paxás - Coimbra



Nestas duas fotos, somos confrontados com o que restou da desaparecida Real República dos Paxás após um violento incêndio, ocorrido em 1987, e que ditou a sua "morte" para sempre. Mesmo estas deprimentes ruínas já não existem, pois foram removidas algures na década de 90. Estas fotografias, se bem me lembro, foram tiradas no dia 1 de Dezembro de 1989.
Esta República, que fazia parte de um extenso rol de outras tantas, que foram sendo fundadas fora da Alta de Coimbra, principalmente depois das vastas demolições que a amputaram de muito do seu património, fora fundada em 31/1/1950, no edifício da Vila Bento, junto à Ladeira do Seminário, estratégicamente situado num ponto de onde se desfrutava de uma magnífica vista sobre esta zona da cidade e das zonas verdes circundantes.
Um dos elementos decorativos mais em destaque no seu interior, consistia num conjunto de pinturas murais, retratando alguns aspectos da vida estudantil de Coimbra, e que terão sido realizadas na segunda metade da década de 1950. A sua autoria foi atribuída ao estudante Varela dos Reis. Segundo se diz, ficaram na memória os rasgados elogios do escritor brasileiro ERICO VERÍSSIMO a estas pinturas, aquando da sua visita em 23 de Fevereiro de 1959. O escritor seria agraciado com o "diploma" de Paxá Honoris Causa e alvo de uma serenata em sua homenagem.

1 comentário:

Luís Alberto Meneses Almeida disse...

Quando o escritor brasileiro Erico Veríssimo visitou em Fevereiro de 1959 a Real República dos Paxás situada na Ladeira do Seminário, fazia parte do grupo de professores que foram receber o prestigiado escritor, Lúcio de Almeida da faculdade de Medicina, meu avô paterno. Estiveram igualmente presentes da faculdade de Medicina, Albertino de Barros e Bártolo do Vale Pereira e da faculdade de Direito, Orlando de Carvalho. O escritor e poeta Miguel Torga também esteve presente.