Inventário (1983).
Tenham em atenção de que este tema foi incluído no disco "CONTRADIÇÕES" lançado por alturas da Primavera desse ano distante de 1983. Parte dos protagonistas de que o intérprete aqui fala já morreram. Se bem me lembro, quando Luís Cília lançou o disco "Contradições" em 1983, estava profundamente desiludido, para não dizer mesmo "revoltado", com as realidades política e social desta nossa Nação Lusitana. Ele pretendia, segundo me pareceu, "reformar-se" da sua "profissão" de cantor. Este "virar de costas" terá sido em muito motivado pela condição de "anacrónicos" em que se viram, de repente, muitos cantores de intervenção veteranos. O termo "veteranos" assentava como uma luva a Luís Cilia que, nesse ano de 1983, completava 40 anos de idade.
Repare-se que, então, o 25 de Abril tinha ocorrido há "apenas" 9 anos!... Desta forma, muitos dos seus protagonistas, tanto "de um lado" como "do outro" estavam vivos e a grande maioria ainda no "ativo"... Sem falar nos que haviam vivido grande parte da sua vida durante o Salazarismo e mesmo os que já eram "homens feitos" e com família por alturas do 28 de Maio de 1926. Este ano (2026), vai fazer, por coincidência, 100 anos que aquela ditadura foi implantada em Portugal.
O LP "CONTRADIÇÕES" encerrava com um tema, já então, muito forte: "HINO DO SACANAVENENSE" onde entravam, como cantores convidados, entre outros, Sérgio Godinho, Fausto (Bordalo Dias), Vitorino e Janita Salomé. Eu quis trazê-lo para aqui mas não consegui... No entanto, quem for ao YOUTUBE, vai encontrá-lo facilmente. Apesar de ser um tema datado de lá para 1983, a letra não parece ter envelhecido...