sábado, junho 28, 2025

 Van Der Valk Main Theme "Eye Level" (by the Simon Park Orchestra) (ca.1970's)


sexta-feira, junho 27, 2025

"Estes eram os verdadeiros OUTSIDERS!"

                                           
The Outsiders - "Touch" (1966). Da esquerda para a direita: Ronnie Splinter (1948-2013) (guitarras e segunda voz), Tom Krabbendam (guitarra-ritmo), Wally Tax (1948-2005) (voz principal e diversos instrumentos, incluindo harmónica), Appie Rammers (baixo) e Leendert "BuzzBusch (bateria). Grupo originário da Holanda, inserido numa corrente musical a que se deu o nome de "Netherbeat". Como todos aqueles que os apreciavam insistiam em dizer: "Estes eram os verdadeiros OUTSIDERS". A razão desta "palavra de ordem" muito repetida, residia no facto de haver um outro grupo, originário dos EUA, também chamado de "The Outsiders", com muito mais êxito e numa onda mais comercial. 

The Outsiders (U.S.A.) - "Time Won't Let Me" (1966).

The Outsiders (U.S.A.) - "Girl In Love" (1966).








Estes "Outsiders" holandeses, fora um grupo criado e liderado por Wally Tax, desde 1959, quando ele tinha apenas 11 anos (!) e passou a usar o cabelo comprido que o tornaria, para o bem e para o mal, "famoso". Conta-se que, entre os seus maiores fans, estava o seu próprio pai, que fazia questão de assistir aos seus concertos (contrariamente ao que acontecia com a generalidade dos familiares de quase todos os outros "rockers" da sua geração...). 

The Outsiders - "Lying All The Time" (1966). Uma das suas atuações ao vivo, emblemáticas, transmitida na televisão. Os principais compositores dos seus temas eram Wally Tax e Ronnie Splinter, que constituíam o núcleo central da banda. Os outros elementos foram mudando ao longo do tempo até que a formação adquiriu estabilidade em 1965 quando, finalmente, conseguem um contrato para gravar em estúdio. Nessa fase crucial, estavam dois músicos de excelência, que eram o baixista Appie Rammers e o baterista  Leendert "BuzzBusch. Todavia, talvez devido à influência de um dos seus grupos influentes, os "Rolling Stones", decidiram que a formação deveria conter cinco elementos
É aqui que entra Tom Krabbendam (na imagem, o segundo à esquerda). Este ilustre desconhecido foi escolhido porque, inicialmente, parecia "ficar bem" na imagem do grupo. 
Na verdade, este Tom Krabbendam (na imagem, o segundo à direita) era apenas mais um "gajo" que aparecia entre as multidões ruidosas que assistiam aos seus concertos. Chamava a atenção pelo seu estilo peculiarmente rebelde e dado a ser o "rei da festa". De facto, numa fase inicial, Tom Krabbendam parecia um elemento que, de alguma forma, parecia contribuir para a "imagem" que o grupo queria apresentar. 
The Outsiders - "Keep On Trying" (1966).

The Outsiders - "Thinking About Today" (1966).

The Outsiders - "Don't You Cry" (1966).

The Outsiders - "Filthy Rich" (1967).

Tom Krabbendam (na imagem, à direita) era um verdadeiro "outsider", mas a sua "capacidade" ficava por aí...  O seu talento musical era ZERO e a sua grande especialidade era em ficar bêbado como um cacho e armar "cenas"... Quase desde início, o Wally Tax e Ronnie Splinter começariam a se arrepender da escolha feita... Conta-se que todas as partes de guitarra que se ouviam nos discos ficavam a cargo de Ronnie Splinter, um guitarrista holandês ainda hoje considerado genial. Mesmo ao vivo, verificando que Tom Krabbendam se limitava a "tanger" a sua guitarra "marimbando-se" para o ritmo e o tom das músicas, optou-se por, sempre que possível, baixar por completo o som da sua guitarra, sem que este desse conta. A determinada altura, o seu aspeto inalterável, começaria também a cansar... Parecia que ele quase nunca mudava de roupa, para além de "outras coisas"... Quando abordado relativamente à sua camisola "favorita" que tinha um rasgão ao lado, este respondia que tinha "muitas outras camisolas do mesmo género em casa". Desta forma, Wally Tax e Ronnie Splinter decidem expulsá-lo do grupo ainda em 1967, optando por uma formação em quarteto. 
Tom Krabbendam, (em cima) que se saiba, nunca mais integraria a formação de um grupo musical. Viveu o resto dos seus dias como um "outsider", conseguindo empregos precários de curta duração, alternando com períodos de quase completa indigência. Segundo algumas fontes, terá já falecido em 2012, aos 63 ou 64 anos.

The Outsiders - "Do You Feel Alright?" (1968). Diferenças, desta vez de origem musical, levam a que o baixista Appie Rammers saísse do grupo em 1968. Para o seu lugar vem um certo Frank Beek
Frank Beek (1950 - 1985).

The Outsiders - "ME Song(1968).

É, com esta formação, que os "The Outsiders" gravam um LP que, ainda hoje, é uma das maiores obras discográficas de todos os tempos: "C.Q."

The Outsiders - "C.Q." (1968).

The Outsiders - "Misfit(1968).

The Outsiders - "Zsarrahh(1968).

The Outsiders - "Doctor(1968).

The Outsiders - "I Love You No. 2(1968).

The Outsiders - "Wishing That You Were With Me Today(1968).


Wally Tax - "Evidently". Dissolvidos os "The Outsiders", Wally Tax iniciará uma carreira a solo, com algum êxito, mas só dentro das fronteiras holandesas. Gradualmente, um número crescente de músicos, não só holandeses, reconhece a importância de Wally Tax e dos seus "Outsiders".

Wally Tax - "Miss Wonderful" (1974).

Wally Tax - "Let's Dance" (1976). Gradualmente, como aconteceria com outros músicos da sua geração, Wally Tax gradualmente se afastaria da sua imagem de "rocker rebelde", não hesitando, mais por razões comerciais, em enveredar pela chamada "música de variedades". Todavia, a memória da sua imagem de líder da banda-chave do chamado "Netherbeat", vai ganhando contornos de mítico. Isto revelar-se-ia, afinal, muito útil para Wally Tax, nos seus períodos mais difíceis, onde contaria com a ajuda, não só financeira, de outros conhecidos, a maior parte mais jovem do que ele.

Wally Tax - "Medley - Joyce" (?). Wally Tax, como resultado dos excessos passados envelheceria "mal" e prematuramente. As suas gravações mais recentes revelam-no, cada vez mais, uma "sombra" do que ele fora. O seu estilo vocal, até certo ponto, parece fazer lembrar Chris Rea, este um cantor e compositor de grande qualidade e talento. A morte prematura da sua esposa, vítima de cancro, foi como que uma machadada final na sua já muito deteriorada condição física. Em 2003, na sequência de uma celebração do, agora mítico, estilo musical "Nederbeat", Wally Tax é, temporariamente, resgatado da sua vida de quase reclusão. 
Wally Tax - "Acerca dos Rolling Stones em Amsterdão" (2003).

Com apenas 55 anos, é um velho acabado e doente. Quem conhecia a sua situação real, não terá ficado surpreendido com a notícia do seu falecimento, em 2005, aos 57 anos. 

O seu correlegionário guitarrista Ronnie Splinter seguir-se-lhe-ia anos depois (20 de Maio de 2013), também após uma longa luta contra o cancro.