segunda-feira, março 17, 2008

Rod Stewart e os inícios da sua carreira

A primeira fase da carreira artística de Rod Stewart tem passado um tanto quanto ao lado de muitos, mesmo incluindo fãs. Quando se lança um olhar para os tempos anteriores a 1970, muitos não vêem mais do que um denso nevoeiro onde se distinguem apenas algumas formas enigmáticas.
A sua carreira de cantor começou a dar os seus primeiros passos ainda no tempo do liceu, ao formar grupos musicais de ocasião com alguns colegas e amigos que partilhavam os mesmos gostos musicais, com predomínio para o “skiffle”, que então fazia moda em terras britânicas.
Ao abandonar a escola ingressou em diversos trabalhos de curta duração, tendo, pelo meio, feito várias tentativas para fazer carreira no futebol, outra das suas grandes paixões. Algum tempo depois, decide investir no seu talento para a música e integra, pelo menos, uma de diversas bandas então existentes que tocavam jazz e blues, para além de viajar e fazerem diversos espectáculos dentro e fora das ilhas britânicas. Numa destas ocasiões, é preso por “vagabundagem” e repatriado para Inglaterra. A partir daqui, Stewart começa a tentar a sua sorte, igualmente, pelo circuito dos bares e pequenas casas de espectáculo. Começa a ser convidado a participar como mais um elemento convidado em algumas dessas bandas obscuras que actuavam, esporadicamente, nesses locais. Acabará mesmo, por essa altura, por participar na gravação de um “single”, de um grupo que não teria qualquer impacto comercial.
É numa dessas ocasiões que começa a chamar a atenção de um cantor branco de blues, que já era mais ou menos conhecido nos circuitos musicais britânicos: “Long” John Baldry. Este convidá-lo-ia a ingressar no seu grupo de então, “Hoochie Coochie Men”, onde chegaram a partilhar a voz principal, e isto constituiria o seu verdadeiro “pontapé-de-saída” no começo da sua longa carreira musical que perduraria até hoje. Rod Stewart tornar-se-ia uma presença cada vez mais notada nos diversos espectáculos de “rythmn’n blues” que se realizaram em Inglaterra, nesse começo de 1964, apesar de, inicialmente, devido à sua natural timidez, sofrer de um certo “stage-fright”, ou seja, receio de actuar em público.
Este contacto mais directo com o panorama musical de então, vai-lhe abrir as portas do estúdio onde ele gravaria o seu primeiro verdadeiro disco “single” a solo, no Verão de 1964. No lado A estava o tema “Good Morning Little Schoolgirl” e no lado B “I’m Gonna Move To The Outskirts Of Town”. No entanto, estes dois temas eram apenas uma selecção feita a partir de uma série de “demos”, essencialmente constituídas por “covers” de temas já existentes de blues, da autoria de nomes consagrados, como Jimmy Reed e Willy Dixon.
Só os dois temas incluídos nesse seu primeiro “single” a solo, receberiam o tratamento e os arranjos finais devidos, tendo os restantes ficado inéditos e inalterados por vários anos. Acabariam por surgir, por volta de 1976, numa colectânea de baixo custo editada por uma editora pequena. Por esta altura, em meados da década de 70, já Rod Stewart era um cantor consagrado.

Foi apenas com a sua posição de cantor principal no “Jeff Beck Group”, que Rod Stewart começou a ser verdadeiramente conhecido do grande público. Foi, decerto, devido à sua peculiar voz e à sua muito pessoal forma de interpretar temas de rock e blues, que os dois álbuns lançados por este grupo, em 1968 e 1969, foram um êxito muito expressivo nos dois lados do Atlântico. No entanto, uma reunião tão perfeita de vários talentos musicais, acabaria por desencadear um óbvio confronto de personalidades, o que esteve, com certeza, implicado na dissolução deste grupo, ao fim de apenas quase dois anos de reunião.
Dissolvido o “Jeff Beck Group”, Rod Stewart pode dedicar-se definitivamente à sua carreira a solo, com a gravação do seu primeiro álbum, saído no Outono de 1969. Este álbum seria primeiro lançado nos Estados Unidos, sob o título óbvio de “The Rod Stewart Álbum”, mas teria um título diferente na sua edição britânica, escolhido a partir de um dos seus temas: “An Old Raincoat Wouldn’t Let You Down”. E aqui começaria uma história de sucesso e consagração, já muito conhecida do público em geral.

Sem comentários: