Rod Stewart: Alguns "mistérios" e esclarecimentos necessários
Já há muitos anos, têm aparecido, por entre o vasto mercado de edições em CD de baixo preço, diversas colectâneas de Rod Stewart que não mais terão contribuido do que para lançar alguma confusão entre quem pretende ter um conhecimento mais profundo da carreira deste artista. Não é que elas sejam desinteressantes - aliás os erros que dentro delas surgem constituem alguns dos mais cómicos episódios do mercado discográfico actual e, por outro lado, poderão ser reveladores de algumas situações não tão pouco frequentes como se julgue.
Todas estas colectâneas têm uma apresentação chamativa ao mostrarem uma fotografia inequívoca de Rod Stewart no seu melhor, mas que não corresponde em nada à época em que ele terá gravado as versões originais de muitos dos temas que aí surgem. Pode-se usar como paradigma a colectânea referida em baixo, dado que quase todas as outras pertencentes ao universo "low-price" incluirão os mesmos temas ou até excluem alguns.
O essencial dos temas aqui incluidos, provém de uma outra colectânea de baixo custo, lançada por volta de 1976, "A Shot Of Rythm And Blues", quando Rod Stewart já era uma figura consagrada mundialmente e, contra a qual, na altura, ele se terá insurgido. Estes temas haviam resultado de algumas sessões de gravação, decorridas no Verão de 1964, após Stewart ter assinado um contrato com a Decca Records e com o intuito de gravar o seu primeiro single a solo - "Good Morning Little Schoolgirl"/"I'm Gonna Move To The Outskirts Of Town". De referir que a colectânea acima visível, não inclui este seu primeiro single. Com a óbvia excepção dos dois temas incluídos no single, todos os outros ficariam inéditos até 1976, quando surgiu a referida colectânea nos Estados Unidos. Os temas seriam sujeitos a um verdadeiro tratamento de choque, denominado "reforço instrumental", de forma a dar-lhes um som mais "moderno" e adquirir uma sonoridade estereofónica, visto que na sua versão de 1964, só existiam em “mono” e continham apenas um “naipe” básico de músicos.
Neste vídeo acima, encontram-se as demos de 1964 a que se faz aqui referência, juntamente com os singles "The Day Will Come" de 1965, "Shake" de 1966 e a versão experimental de "Little Misunderstood" gravada por volta de 1967-1968. Todos os temas encontram-se com o seu som original. Os vídeos seguintes permitem fazer uma melhor comparação entre as versões originais e aquelas onde houve as alterações referidas.
Rod Stewart - "Bright Lights, Big City" (1964 - 1976). Este é um exemplo das referidas "demos" gravadas em 1964, aqui já com o acrescento instrumental e som stéreo para o seu lançamento em 1976, inicialmente contra a vontade de Rod Stewart. A versão original tem um som muito mais simplificado e, por isso, genuíno.
Desta forma, à revelia de quem os havia concebido e interpretado, entre outros aspectos, são gravados “por cima” novos instrumentos adicionais, reforçado o som da bateria e, inexplicavelmente, truncado o início instrumental de alguns dos temas. Esta “revisitação” de um material que se poderia considerar sem utilidade para todo o sempre, poder-lhe-á ter dado uma nova vida e actualidade, mas, segundo muitos críticos, desvirtuou-os completamente.
Para além dos remisturados temas inéditos de 1964, esta colectânia inclui na integra os temas dos dois outros singles gravados a solo: o primeiro, "The Day Will Come"/"Why Does It Go On", editado em Novembro de 1965 e o segundo, "Shake/I Just Got Some", editado em Abril de 1966.
Rod Stewart - "The Day Will Come" (1965). Neste exemplo, em cima, ouve-se a versão original de 1965. Em baixo, é o mesmo tema, mas com o tal referido "tratamento" instrumental e sonoro para o seu re-lançamento em 1976.
Rod Stewart - Why Does It Go On (1965). Rod Stewart - Why Does It Go On (1965-1976).
Rod Stewart - "I Just Got Some" (1966).
Rod Stewart - "I Just Got Some" (1966-1976).
Nenhum deles teve êxito na época da sua edição original. Na colectânea acima referida, surgem sujeitos ao mesmo tratamento criticável de "reforço instrumental" e "estéreofonização", de forma a iludir a sua "idade" verdadeira. Durante este período de 1965/1966, Rod Stewart integrou também, ao lado de Long John Baldry, Julie Driscoll, Brian Auger e outros, um grupo de blues denominado "TheSteampacket". Desta breve aventura, são seleccionados dois temas, ambos covers, de dois clássicos "Can I Get A Witness" e "Baby Take Me". Estes também foram sujeitos ao já referido "tratamento de choque" da remistura.
Steampacket - Baby Take Me (1965).
Profundamente remisturado e sonoramente actualizado, surge também aqui o histórico dueto entre Rod Stewart e P.P. Arnold, proveniente de uma sessão de gravação produzida por Mick Jagger, no ano de 1967: "Come Home Baby".
Rod Stewart & P.P. Arnold - "Come Home Baby" (1967).
"Just A Little Misunderstood", é a demo do tema que seria o lado A do seu quarto single, editado, depois de alguns meses de adiamento, em Março de 1968: "Little Miss Understood/So Much To Say (So Little Time)". Esta versão experimental surge aqui, tal como muitos dos outros temas escolhidos, sem a parte instrumental do piano com que originalmente abria.
Rod Stewart - "Just A Little Misunderstood",a demo de "Little Miss Understood" (1967), tal como era originalmente.
A mesma demo anterior, mas sem a parte instrumental com que originalmente começava e com algumas alterações sonoras.
Por fim surgem vários temas "misteriosos", mas muito conhecidos de quem alguma vez experimentou comprar uma das muitas diversas colectâneas de baixo preço sobre Rod Stewart. São eles: "Sparky Rides", "Red Ballroom" e "Wide Eyed Girl On The Wall". São três exemplos de que um erro estúpido cometido uma única vez, poder-se-á, por vezes, perpetuar e multiplicar para todo o sempre. Por outro lado, estes erros poderão ter explicação numa outra situação que valerá referir mais adiante.
Rod Stewart - Sparky Rides.
The Small Faces - Wham Bam Thank You Mam (1968-1969).
The Small Faces - Donkey Rides, A Penny, A Glass (1968).
O tema "Sparky Rides", na verdade, é a canção "Wham Bam Thank You Mam", que surgiu no lado b do último single do grupo SmallFaces, lançado no começo de 1969, quando o seu líder Steve Marriott já tinha abandonado esta banda, para depois ir formar os Humble Pie com Peter Frampton. O tema surge aqui com som mais "potente" do que na sua edição originalmente lançada em 1969, graças, de novo, a uma forte dose do já referido tratamento de "reforço instrumental". O estranho título "Sparky Rides", deriva de uma má leitura do título abreviado de um outro tema também dos Small Faces: "Donkey Rides, A Penny, A Glass". Este último era o título do lado b do penúltimo single oficial dos Small Faces, lançado em finais de 1968.
Rod Stewart - "Red Ballroom".
O tema "Red Ballroom" é a repetição de um outro tema já também referido: "Come Home Baby". A única diferença reside no facto de esta "versão" ter sofrido um menor tratamento de "reforço instrumental" e, desta forma, apresentar um som muito mais próximo da versão originalmente gravada em 1967. O título "Red Ballroom", sem qualquer relação com a letra da canção, resulta também da má leitura do título de outro tema, também dos Small Faces, denominado "Red Balloon".
The Small Faces - Red Balloon (1968-1969).
Tratava-se de uma versão desta banda de um tema original de Tim Hardin (também autor de "Reason To Believe"), que havia ficado inédito quando os Small Faces se desfizeram no começo de 1969. O tema "Red Balloon" seria, meses mais tarde, recuperado no último, mas "póstumo", álbum duplo dos Small Faces "The Autumn Stone". Os dois temas atrás referidos surgem, nesta colectânea, sob a autoria errada de Rod Stewart.
O terceiro exemplo de tema "misterioso" é "Wide Eyed Girl On The Wall", tema dos SmallFaces e não de Rod Stewart. Aqui, a autoria está correcta, visto que o tema a que se refere é da autoria da dupla Steve Marriott e Ronnie Lane, ou seja, os dois principais compositores e elementos da banda Small Faces. Acontece que o tema que aqui surge sob este título, apesar de ter a mesma autoria, é de novo "Wham Bam Thank You Mam", embora numa versão de estúdio anterior à final editada e sem o tratamento de "reforço instrumental" que recebeu sob o título de "Sparky Rides". O verdadeiro "Wide Eyed Girl On The Wall" é um tema instrumental, provavelmente inacabado, também incluído no álbum final dos Small Faces, "The Autumn Stone".
The Small Faces - Wide Eyed Girl On The Wall (1968-1969).
A razão para estes erros sistemáticos, prender-se-á com todo um conjunto de circunstâncias ocorridas entre 1967 e 1970, que tinham um denominador comum : a Immediate Records.
Esta editora independente havia sido criada pelo famoso e antigo produtor e manager dos Rolling StonesAndrew Loog Oldham, em 1965. Por esta editora discográfica passaram muitos nomes da música dos anos 60, muitos deles hoje esquecidos, apesar de também se incluirem cantores e grupos que teriam sucesso, em especial logo depois de terem feito aqui a sua estreia. Todos aqueles que queiram ter um conhecimento melhor deste período da história da música, não poderão ignorar, pelo menos, as diversas colectâneas actualmente existentes no mercado, onde surge o grosso do temas, sobretudo em single, que foram gravados para a Immediate Records.
Esta editora acabaria por ser extinta em 1970, devido sobretudo a problemas financeiros provenientes de uma má gestão. Muitos dos seus artistas não veriam, pelo menos durante longos anos, a cor do dinheiro das suas "royalties". Entre estes estavam os Small Faces, cujos elementos sobreviventes só conseguiram ver esta situação injusta resolvida há muito pouco tempo atrás.
Rod Stewart, depois do fim da aventura falhada dos Shotgun Express, em Janeiro de 1967, decide investir de novo na sua carreira a solo e após um período de incerteza, decide assinar um contrato com a então muito reputada Immediate Records. Em paralelo, havia ingressado, como vocalista principal no "Jeff Beck Group", onde se começaria verdadeiramente a fazer notar junto do grande público. Para respeitar o contrato com a sua nova editora decide iniciar as gravações do já atrás referido single, "Little Miss Understood"/"So Much To Say (So Little Time)".
Rod Stewart - Little Miss Understood (1967-1968).
É numa destas sessões que surge a tal versão experimental do tema do lado A, que é utilizada em muitas colectâneas de baixo preço, quase sempre com a parte do inicio do piano (inexplicavelmente) truncada. Logo de seguida, desenrolar-se-ia a sessão de gravação produzida por Mick Jagger, de onde sairia o dueto com P.P. Arnold"Come Home Baby".
Acontece que nesse mesmo ano de 1967, os Small Faces, tendo rescindido o seu contrato com a Decca Records, também assinariam um novo contrato com a Immediate Records. Nesta editora gravariam, pelo menos, dois dos seus melhores álbuns, um deles o incontornável "Ogden's Nut Gone Flake" de 1968, para além de uma série de singles interessantes, antes de se dissolverem no começo de 1969.
The Small Faces - Lazy Sunday (1968).
The Small Faces - "Afterglow" e, sobretudo, "Long Agos And Worlds Apart" (1968).
Esta editora era um pequeno mundo, onde quase todos os seus protagonistas se conheciam uns aos outros, pelo menos de vista. Sendo Rod Stewart já uma figura peculiar e de elevado perfil e os Small Faces um dos mais famosos grupos da Immediate Records, não seria de espantar que os seus caminhos se cruzassem com frequência, tanto no estúdio como nas digressões. Por outro lado, as suas influências e referências musicais, nomeadamente a nível do blues, eram mais do que semelhantes.
Para além disto, a voz de então de Rod Stewart, apesar de inconfundível, tinha algumas sonoridades muito próximas com a de Steve Marriott (em cima), o líder e a voz principal dos Small Faces. Não admiraria que um ouvinte com menor cultura musical e pior ouvido (e nunca houve falta de gente assim), tendesse a confundi-los, por vezes. Por outro lado, o desgaste progressivo das fitas de gravação tenderia a apagar o brilho do som das suas vozes e, decerto, tornar mais fácil a confusão. Esta aparente similaridade entre as vozes de Stewart e Marriott, seria também um factor que incentivaria os outros três membros dos Small Faces a convidar o primeiro para lider do grupo que lhes sucederia, os Faces.
The Faces, com Rod Stewart (1º à esquerda) e Ronnie Wood (ao centro).
Acrescente-se a isto o facto de, após a dissolução dos Small Faces no começo de 1969, os laços de convívio e até de amizade entre os três membros restantes e a banda Jeff Beck Group, com Rod Stewart como vocalista principal, se haviam estreitado muito. Além disto, foi frequente, nesse período de 1969/1970, a sua participação conjunta em projectos musicais de curta duração, nomeadamente o há poucos anos descoberto Quiet Melon.
Quiet Melon - Engine 4444 (1969). Esta breve formação incluía Rod Stewart, Ronnie Lane, Ian McLagan, Kenny Jones, Ronnie Wood e, como líder, o seu irmão Art Wood (que, anos antes, havia fundado a banda de rock-blues "The Artwoods", onde, entre outros, se encontravam o teclista Jon Lord (depois nos Deep Purple) e o baterista Keef Hartley).
Paralelamente, dá-se a extinção da Immediate Records em 1970. Na sequência disto, houve que tomar a árdua tarefa de decidir o que fazer com o respectivo património, muito do qual terá sido vendido para tentar amortizar as muitas dívidas então pendentes. Por outro lado, é preciso não esquecer o elemento fundamental do muito material gravado proveniente dos diversos artistas e grupos que haviam sido editados pela Immediate ao longo daqueles breves cinco anos. É certo que, durante esse período confuso e incerto, muitas gravações, entre demos e masters, terão passado por diversas mãos, nem sempre as mais idóneas.
Entre estas terá estado quem terá visto nestas tapes uma possivel fonte de lucro, lançando compilações de critério duvidoso e sem o devido rigor. A colectânea de Rod Stewart supra-citada é um exemplo de uma de muitas das que foram convertidas para formato CD. Quem primeiro organizou a selecção básica, terá decerto também recorrido ao precioso filão da Immediate Records e acabaria por incluir nas gravações escolhidas algumas pertencentes ao repertório dos Small Faces, confundindo a voz de Steve Marriott com a de Rod Stewart que se havia tornado no vocalista principal do grupo Faces, sucessor da outra banda. Muito provavelmente, fitas relativas ao mesmo período estariam armazenadas no mesmo sítio (ou caixote) e numa desorganização completa, que era o que estava a acontecer com os bens pertencentes à Immediate Records. Isto terá facilitado, para um compilador pouco cuidadoso, a troca de títulos de vários temas. Para mais, esse mesmo compilador não terá conseguido entender a caligrafia de quem escrevera esses títulos nas etiquetas das caixas das respectivas tapes e acabou inventando, pelo menos, dois novos temas para o vasto repertório de RodStewart - os já referidos "Sparky Rides" e "Red Ballroom". Há erros para a eternidade...
Felizmente, uma editora muito competente, a Sanctuary Records, através da sua Castle Communications, acabou por ficar, gradualmente, com a posse de muito desse precioso material da Immediate Records, tendo, com alguma regularidade, editado diversas compilações bastante interessantes e essenciais.
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