segunda-feira, dezembro 29, 2025

Chegou o Natal!

Emerson (1944-2016), Lake and Palmer (1950- ) (feat. Greg Lake (1947-2016) on vocals) - "I Believe In Father Christmas" (1976).
 
The Peppermint Trolley Company - "Reflections (On A Universal Theme) (1968).

The Peppermint Trolley Company - "Trust" (1968).

Cast "Guiding Star" (1997).

       David Bowie "Silly Boy Blue" (1966-1967).

David Bowie "Come And Buy My Toys" (1966-1967).

Flowerpot Men - "Journey's End" (1969-1970).

Richard Harris - "MacArthur Park" (1968).


The Flying Pickets - "Only You" (1983).

  Louise Tucker - "Midnight Blue" (1982).

Mike Oldfield - "Moonlight Shadow" (feat. Maggy Reilly) (1983).

Mike Oldfield - "The Bell" (from "Tubular Bells II") (feat. Alan Rickman (1946-2016) (1992).

Mike Oldfield - "Man In The Rain" (from "Tubular Bells III") (1998).

      Bee Gees - "My World" (1972).

      Bee Gees - "God's Good Grace" (1970-1971).

          Vangelis - "L'enfant" (1979).


     Vangelis - "Chariots Of Fire" (1981).

Sounds Orchestral - "Cast Your Fate To The Wind" (1964).

Sounds Orchestral - "To Wendy With Love" (1964).

Bee Gees - "Country Lanes" (1975).

Bee Gees - "Ordinary Lives" (1989).

  Stairway - "Bird Of Paradise".


Adiemus (Karl Jenkins) - "Palace Of The Crystal Bridge" (2001).

  Tangerine Dream - "White Eagle" (1982).

Everly Brothers - "On The Wings Of A Nightingale" (1984).

The Flowerpot Men - "White Dove" (1969).

The Alan Parsons Project - "Same Old Sun" (1984-1985).

Procol Harum - "Whiter Shade Of Pale" (Gary Brooker on lead vocals) (1967).

Procol Harum - "Broken Barricades" (Gary Brooker on lead vocals) (1971).

Alan Parsons Project - "Limelight" (Gary Brooker (1945-2022) on lead vocals) (1985).

Mike Curb Congregation - "Burning Bridges" (1969-1970).

Mike Curb Congregation - "It's A Small World" (1969-1970).

Joe Dolce - "Shaddap Your Face" (1980).

Tinkerbell's Fairydust - "In My Magic Garden" (1967).

Rika Zaraï (1938-2020) - "Cadet Rousselle" (1972).

Rika Zaraï (1938-2020) - "C'est Ça A La France" (1973).

Mike And The Mechanics (feat. Paul Carrack on vocals) - "The Living Years" (1988).

Paul Mauriat And His Orchestra - "Love Is Blue" (1968).

Sérgio Godinho - "Dancemos No Mundo" (2000).

Randy Vanwarmer - "Just When I Needed You Most" (1979).

Luís Represas - "Tomara" (2014).

The Cape Kennedy Construction Company - "First Step On The Moon" (1969).

Sérgio Godinho - "Delicado" (2018).

The Cuff Links (feat. Ron Dante) - "Tracy" (1969).

  Genesis - "Fading Lights" (1991).

   Dream Academy - "Life In A Northern Town" (1984).


Robin Gibb - "Ellan Vannin" (

 Redbox - "For America" (1985-1986).

John Farnham - "Sadie The Cleaning Lady" (1967).

John Farnham - "You're The Voice" (1986).

The Seekers - "I'll Never Find Another You" (1964).

The Seekers - "Well Well Well" (1966).

The Seekers - "One Word Love" (1993).

The Flowerpot Men "Children Of Tomorrow" (1969-1970).

The Beatles - "Good Night" (1968).

sábado, junho 28, 2025

 Van Der Valk Main Theme "Eye Level" (by the Simon Park Orchestra) (ca.1970's)


sexta-feira, junho 27, 2025

"Estes eram os verdadeiros OUTSIDERS!"







                                           
The Outsiders - "Touch" (1966). Da esquerda para a direita: Ronnie Splinter (1948-2013) (guitarras e segunda voz), Tom Krabbendam (guitarra-ritmo), Wally Tax (1948-2005) (voz principal e diversos instrumentos, incluindo harmónica), Appie Rammers (baixo) e Leendert "BuzzBusch (bateria). Grupo originário da Holanda, inserido numa corrente musical a que se deu o nome de "Netherbeat". Como todos aqueles que os apreciavam insistiam em dizer: "Estes eram os verdadeiros OUTSIDERS". A razão desta "palavra de ordem" muito repetida, residia no facto de haver um outro grupo, originário dos EUA, também chamado de "The Outsiders", com muito mais êxito e numa onda mais comercial. 

The Outsiders (U.S.A.) - "Time Won't Let Me" (1966).

The Outsiders (U.S.A.) - "Girl In Love" (1966).










Estes "Outsiders" holandeses, fora um grupo criado e liderado por Wally Tax, desde 1959, quando ele tinha apenas 11 anos (!) e passou a usar o cabelo comprido que o tornaria, para o bem e para o mal, "famoso". Conta-se que, entre os seus maiores fans, estava o seu próprio pai, que fazia questão de assistir aos seus concertos (contrariamente ao que acontecia com a generalidade dos familiares de quase todos os outros "rockers" da sua geração...). 

The Outsiders - "Lying All The Time" (1966). Uma das suas atuações ao vivo, emblemáticas, transmitida na televisão. Os principais compositores dos seus temas eram Wally Tax e Ronnie Splinter, que constituíam o núcleo central da banda. Os outros elementos foram mudando ao longo do tempo até que a formação adquiriu estabilidade em 1965 quando, finalmente, conseguem um contrato para gravar em estúdio. Nessa fase crucial, estavam dois músicos de excelência, que eram o baixista Appie Rammers e o baterista  Leendert "BuzzBusch. Todavia, talvez devido à influência de um dos seus grupos influentes, os "Rolling Stones", decidiram que a formação deveria conter cinco elementos
É aqui que entra Tom Krabbendam (na imagem, o segundo à esquerda). Este ilustre desconhecido foi escolhido porque, inicialmente, parecia "ficar bem" na imagem do grupo. 
Na verdade, este Tom Krabbendam (na imagem, o segundo à direita) era apenas mais um "gajo" que aparecia entre as multidões ruidosas que assistiam aos seus concertos. Chamava a atenção pelo seu estilo peculiarmente rebelde e dado a ser o "rei da festa". De facto, numa fase inicial, Tom Krabbendam parecia um elemento que, de alguma forma, parecia contribuir para a "imagem" que o grupo queria apresentar. 
The Outsiders - "Keep On Trying" (1966).

The Outsiders - "Thinking About Today" (1966).

The Outsiders - "Don't You Cry" (1966).

The Outsiders - "Teach Me To Forget You" (1967).

The Outsiders - "Filthy Rich" (1967).

The Outsiders - "Monkey On Your Back" (1967).

The Outsiders - "Strange Things Are Happening" (1967).

Tom Krabbendam (na imagem, à direita) era um verdadeiro "outsider", mas a sua "capacidade" ficava por aí...  O seu talento musical era ZERO e a sua grande especialidade era em ficar bêbado como um cacho e armar "cenas"... Quase desde início, o Wally Tax e Ronnie Splinter começariam a se arrepender da escolha feita... Conta-se que todas as partes de guitarra que se ouviam nos discos ficavam a cargo de Ronnie Splinter, um guitarrista holandês ainda hoje considerado genial. Mesmo ao vivo, verificando que Tom Krabbendam se limitava a "tanger" a sua guitarra "marimbando-se" para o ritmo e o tom das músicas, optou-se por, sempre que possível, baixar por completo o som da sua guitarra, sem que este desse conta. A determinada altura, o seu aspeto inalterável, começaria também a cansar... Parecia que ele quase nunca mudava de roupa, para além de "outras coisas"... Quando abordado relativamente à sua camisola "favorita" que tinha um rasgão ao lado, este respondia que tinha "muitas outras camisolas do mesmo género em casa". Desta forma, Wally Tax e Ronnie Splinter decidem expulsá-lo do grupo ainda em 1967, optando por uma formação em quarteto. 
Tom Krabbendam, (em cima) que se saiba, nunca mais integraria a formação de um grupo musical. Viveu o resto dos seus dias como um "outsider", conseguindo empregos precários de curta duração, alternando com períodos de quase completa indigência. Segundo algumas fontes, terá já falecido em 2012, aos 63 ou 64 anos.

The Outsiders - "Summer Is Here" (1967).

The Outsiders - "Do You Feel Alright?" (1968). Diferenças, desta vez de origem musical, levam a que o baixista Appie Rammers saísse do grupo em 1968. Para o seu lugar vem um certo Frank Beek



Frank Beek (1950 - 1985).







The Outsiders - "ME Song(1968).

É, com esta formação, que os "The Outsiders" gravam um LP que, ainda hoje, é uma das maiores obras discográficas de todos os tempos: "C.Q."

The Outsiders - "C.Q." (1968).

The Outsiders - "Misfit(1968).

The Outsiders - "Zsarrahh(1968).

The Outsiders - "Daddy Died On Saturday(1968).

The Outsiders - "Doctor(1968).

The Outsiders - "I Love You No. 2(1968).

The Outsiders - "Man On The Dune(1968).

The Outsiders - "Wishing That You Were With Me Today(1968).

                                                                                    

                                            








Wally Tax - "Evidently". Dissolvidos os "The Outsiders", Wally Tax iniciará uma carreira a solo, com algum êxito, mas só dentro das fronteiras holandesas. Gradualmente, um número crescente de músicos, não só holandeses, reconhece a importância de Wally Tax e dos seus "Outsiders".

Wally Tax - "Miss Wonderful" (1974).

Wally Tax - "Let's Dance" (1976). Gradualmente, como aconteceria com outros músicos da sua geração, Wally Tax gradualmente se afastaria da sua imagem de "rocker rebelde", não hesitando, mais por razões comerciais, em enveredar pela chamada "música de variedades". Todavia, a memória da sua imagem de líder da banda-chave do chamado "Netherbeat", vai ganhando contornos de mítico. Isto revelar-se-ia, afinal, muito útil para Wally Tax, nos seus períodos mais difíceis, onde contaria com a ajuda, não só financeira, de outros conhecidos, a maior parte mais jovem do que ele.



















Wally Tax - "Medley - Joyce" (?). Wally Tax, como resultado dos excessos passados envelheceria "mal" e prematuramente. As suas gravações mais recentes revelam-no, cada vez mais, uma "sombra" do que ele fora. O seu estilo vocal, até certo ponto, parece fazer lembrar Chris Rea, este um cantor e compositor de grande qualidade e talento. A morte prematura da sua esposa, vítima de cancro, foi como que uma machadada final na sua já muito deteriorada condição física. Em 2003, na sequência de uma celebração do, agora mítico, estilo musical "Nederbeat", Wally Tax é, temporariamente, resgatado da sua vida de quase reclusão. 






                                    Wally Tax no crepúsculo da vida.














                                                   Wally Tax  (c.a.2003).
Com apenas 55 anos, é um velho acabado e doente. Quem conhecia a sua situação real, não terá ficado surpreendido com a notícia do seu falecimento, em 2005, aos 57 anos. 


O seu correlegionário guitarrista Ronnie Splinter seguir-se-lhe-ia anos depois (20 de Maio de 2013), também após uma longa luta contra o cancro, aos 64 ou 65 anos.

segunda-feira, junho 02, 2025

 

Minuet for Ringo (1966).

O Ringo de que aqui se fala é, de facto, o baterista dos Beatles.
Este instrumental fantástico foi composto pela genial dupla John Carter (John Shakespeare) e Ken Lewis (Kenneth Hawker). Os tais que fizeram parte dos Ivy League, dos Flowerpot Men, etc.
Para quando a sua inclusão numa coletânea em CD?

domingo, junho 01, 2025

R Stevie Moore

 O extraterrestre R. Stevie Moore, pioneiro e guru da gravação caseira. "DO IT YOURSELF!".


                                            "Part Of The Problem" (1979)

                                              "I Like To Stay At Home"

                                            "I Wish I Could Sing" (1976)




                                                    "Show Business Is Dead" (1984).

sábado, maio 31, 2025

 

Doctor Who de 1963.


sexta-feira, maio 30, 2025

Três temas curtos


The Brooks (ex-Brook Brothers) - "Poor poor plan" (1964). Este grupo era a "resposta britânica" aos Everly Brothers (dueto norte-americano que terá influenciado muitos grupos dos anos 1960, com particular destaque para Simon and Garfunkel, Ivy League (com John Carter (John Shakespeare), Ken Lewis (Kenneth Hawker) e Perry Ford (Brian Pugh), Peter and Gordon e Chad & Jeremy). Os próprios Beatles consideravam-se influenciados pelas combinações vocais dos irmãos Don e Phil Everly. Em 1964, os Brook Brothers, vendo o panorama musical a mudar muito rapidamente e o sucesso a esvair-se, decidem mudar o nome para "The Brooks". No entanto, ainda em 1964, só lançaram o single "Once In A While"/"Poor Poor Plan", que foi um flop. Depois disto, desapareceriam para sempre da cena musical...

Hep Stars (grupo sueco, de onde fez parte Benny Anderson, como teclista, antes de formar os ABBA) - "No Response" (1965).

The Beatles (durante as sessões de "Let It Be"?) - "The Walk" (1969-1970). Bem... Começa a aquecer... Logo acaba! Muitas coisas são assim durante os tempos que correm... 

quinta-feira, maio 29, 2025

 Os inimitáveis Dr Feelgood! 

A formação dos Dr. Feelgood mais emblemática e original, com Lee Brilleaux (1952 - 1994) como voz principal e harmónica e Wilco Johnson (1947 - 2022) na guitarra. Fantástica atuação!

Os Dr. Feelgood foram uma das bandas representativas daquilo que se chamava de “Pub Rock”. Esta definição tem sido muitas vezes posta em causa por diversos elementos de antigas bandas. Todavia não deixava de ser um estilo que colidia com a moda musical então vigente na primeira metade da década de 1970. Pode-se dizer, com maior precisão, que este novo estilo de música anunciava os novos tempos que então surgiriam, nomeadamente, antecipando muito do som e atitude que seriam imagem de marca do chamado “punk rock” (Ramones, Sex Pistols, Damned, Clash e outros). O estilo “Pub Rock”, aonde também ponteavam outros nomes como Ian Dury & The Blockheads, devia muito a estilos de música que, por volta dos anos 1970, eram considerados “coisa do passado”, como o Rock & Roll original (Elvis Presley, Gene Vincent, Johnny Cash, Eddie Cochrane, Bill Halley e outros) e o Blues (originalmente de músicos negros, mas também adoptado por artistas brancos – o chamado “White Blues” ou “Blue Eyed Blues”, do qual nomes como Eric Clapton, Paul Butterfield, Mike Bloomfield e os grupos Yardbirds, John Mayall Blues Breakers, Canned Heat e também os Fleetwood Mac do início da sua longa carreira (onde se destacava o mítico Peter Green).

quarta-feira, maio 28, 2025

 Série Policial "Z CARS" de 1962.


terça-feira, maio 27, 2025

 Estabelecimentos de Coimbra desaparecidos. 


Esta era a saudosa barbearia "BAzÍLIO DINIS", situada, até ao seu encerramento em meados de 2000, na Rua Ferreira Borges, em Coimbra.

Eu, Sérgio Namorado, fui cliente assíduo desta barbearia durante 18 anos: desde 1982, com 10 anos, até 2000, ainda com 27 anos. Este ano passam 25 anos, ou seja, um quarto de século desde que esta barbearia, com muita tradição, fechou portas. Na altura, fiz uma reportagem fotográfica na minha despedida. O flash que brilha à direita era da minha máquina fotográfica EXAKTA, modelo de 1988/1989. Já na altura, em 2000, esta barbearia era uma "sobrevivente". Hoje em dia, decerto, já não existem barbearias assim...